segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Itaituba: Queda de monomotor deixa cinco mortos




Aeronave foi reduzida a pedaços de metal retorcido
TODOS OS OCUPANTES DA AERONAVE MORRERAM >>> Em questão de minutos, muitos populares se concentravam no local onde a aeronave acabava de cair, todos curiosos em saber as circunstancias de um dos maiores acidentes aéreos registrados nos últimos anos em Itaituba. Informações colhidas junto a testemunhas dão conta de que o avião monomotor modelo Cessna 210, prefixo PT-ORU estava realizando voos desde cedo às proximidades, efetuando acrobacias e diversas evoluções, decolando da pista do aeroporto municipal. Era uma festa reunindo pilotos e amigos da aviação de Itaituba, em comemoração ao Dia do Aviador (23 de Outubro), que foi antecipada para o domingo (22). Em uma das investidas, segundos após a decolagem, o piloto tentou fazer um vôo rasante em direção ao rio Tapajós, mas não conseguiu arremeter a aeronave, que caiu às proximidades do bairro Vitória Régia, zona periférica de Itaituba. Com a violência do choque, o monomotor ficou destroçado. Os ocupantes, três e dois homens, incluindo o piloto, morreram no local. Imagens postadas nas redes sociais, mostram a movimentação no local minutos depois da queda, quando populares correram para ajudar as vitimas, mas já não era possível salvar a vida de nenhuma delas. Uma mulher que não quis ser identificada, contou ao repórter Márcio Vieira, da TV Tapajoara (SBT), que a aeronave fez vários vôos rasantes no bairro Vitoria Régia, assustando inclusive quem mora as proximidades.
Com a batida em solo, destroços da aeronova ficaram por diversos locais. Inclusive o motor foi arremessado metros adiante do ponto de colisão, em um dos quintais. Após tomar conhecimento da situação os órgãos de segurança foram acionados para fazer o isolamento da área e posterior remoção dos corpos. Para isso um efetivo de policiais militares, bombeiros civis e do Corpo de Bombeiros militar foram acionados. Especula-se que o avião tenha ficado sem combustível, uma vez que teria realizado vários vôos até aquele momento. Esse tipo de circunstância é conhecido, na linguagem dos aviadores, como "pane seca". Porém, as reais causas do acidente só serão descobertas oficialmente a partir do resultado de uma perícia mais apurada, que deverá ser feita pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Seripa).
Diego Kroetz (Piloto)
Josenilde Oliveira
Rosalina Metilde
Weverton Marinho (Co-piloto)
Roberlânia Marinho
Na aeronave estavam cinco ocupantes, Diego Kroetz, 21, piloto do avião, Weverton Marinho “Marabá”, 43, o co-piloto, e as mulheres Roberlânia “Belânia” Dantas Marinho, 43, Rosalina Metilde Santos Werlan, 45, e a advogada Josenilde Oliveira, 32. Os órgãos de segurança tiveram muito trabalho no local, em virtude da falta de sensibilidade e compreensão de populares, que em alguns momentos atrapalhavam as ações dos militares.
Após o isolamento da área para a pericia, a equipe do Centro de Perícias Científicas do Instituto Renato Chaves (CPC/RC) fez a remoção dos corpos, que foram levados até a sede do CPC para procedimento de necropsia e posterior liberação para a família.
Márcio Vieira / Mauro Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário