sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Itaituba: Alunos da Apae participam de sessão de equoterapia



AÇÃO FOI DESENVOLVIDA EM PARCERIA COM O CLUBE DO LAÇO >>> A relação entre o homem e os animais acontece desde o início da história. A inter relação entre as espécies sempre foi cercada de harmonia. Os animais domesticados passam segurança e confiança. A ciência chega a defender que eles entendem a dialética do homem, e têm o seu próprio meio de responder. Esses fatores são importantes na equoterapia, um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo como ferramenta de socialização e inclusão psicossocial, dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, auxiliando na educação e no desenvolvimento de pessoas com deficiências ou necessidades especiais. Essa é a proposta oferecida nesta oficina, desenvolvida em uma parceria da Apae de Itaituba com o Clube do Laço.
“O Clube do Laço tem esse lado social. Muitos pensam que nós somos um clube fechado, mas não é assim. Sempre que encontramos alguma instituição ou entidade que precisa de apoio, reunimos nossos sócios e planejamos uma forma de auxiliar. É como está acontecendo aqui, com a Apae, uma entidade que merece esse carinho e essa atenção”, pontifica Eurípedes Castilho, do Clube do Laço.
A fisioterapeuta Paula Figueira coordena as sessões de equoterapia para os alunos da Apae. A oficina se desenvolveu com o acompanhamento dos parceiros e educadoras da entidade, que aprovaram a iniciativa e querem repetir esta ação. No começo, a estudante resiste em chegar perto do animal. Mas não demora muito e ela já está cavalgando, com a ajuda da educadora. Lidiane conta que já deu uma voltinha de cavalo; gostou muito e pretende repetir.
Os resultados da equoterapia em pessoas com deficiência intelectual podem surpreender. A fisioterapia já comprovou avanços significativos no acompanhamento da síndrome de down, paralisia cerebral e autismo. A evolução acontece gradativamente, à medida em que o paciente vai participando das sessões. O aluno Alessandro, que também participou da ação, aprovou a iniciativa.
Davi é outro aluno que foi convidado para participar da sessão de equoterapia. Ele se identificou tanto com o cavalo que já decidiu: agora, quer ser vaqueiro e locutor de rodeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário