domingo, 27 de agosto de 2017

53º BIS realiza Corrida e Caminhada Duque de Caxias



Edmar Silva, 1º Colocado Geral (Grupo Tapajós)
Suelene Damasceno, 1ª Colocada Feminino Geral

EVENTO FECHOU COM CHAVE DE OURO A PROGRAMAÇÃO DA 'SEMANA DO SOLDADO', ORGANIZADA PARA HOMENAGEAR O PATRONO DO EXÉRCITO, DUQUE DE CAXIAS >>> Foi a segunda edição de um evento criado para fortalecer o relacionamento entre o ambiente militar e o público civil. A Corrida e Caminhada Duque de Caxias levou mais de quinhentos atletas para conhecerem o ambiente de trabalho do soldado da Amazônia. O percurso foi bem característico. Dez quilômetros ao todo, divididos entre trilhas, estrada de chão e a selva. Antes da largada, é preciso condicionar o corpo aos exercícios de aquecimento; sessões de alongamento e um rápido lanche à base de frutas e líquido. Assim, todos ficam prontos para enfrentar o desafio, que não foi mais pesado por causa do clima, que não estava tão quente. Minutos antes dos corredores tomarem o destino, foi dada a largada da caminhada. Passos firmes pelo trajeto de cinco quilômetros, um desafio mais leve para quem queria mais apreciar o ambiente do que competir. E chega a hora da corrida. Mais uma vez, o momento foi bem característico. E no estilo próprio do Exército, um canhão foi usado para disparar o tiro de largada.

O percurso iniciou pelo corredor de entrada do quartel. Nesse primeiro ponto, todos mantiveram um ritmo leve para não ser pego pelo cansaço. Em seguida, os corredores pegam a estrada do marco, que define os limites da área militar. Daqui a alguns quilômetros eles vão adentrar a rodovia Transamazônica, seguindo o balizamento cuidadosamente preparado para determinar o trajeto. Mais algumas passadas adiante e o grupo já está pela via de retorno, que vai pelo meio da selva. Não demora muito e, pela pista que divide a 1ª Companhia de Fuzileiros, aparece o primeiro colocado. Edmar Silva, do Grupo Tapajós, que completou o percurso em menos de trinta e quatro minutos. Alguns minutos depois, chega a primeira colocada entre as mulheres. A jovem Suelene Damasceno, que já tem algumas vitórias na bagagem.

Coronel Wanderley Guarino entregando medalha ao primeiro colocado

A Competição foi organizada para integrar a programação da Semana do Soldado, uma série de eventos para homenagear o Patrono do Exército, o Duque de Caxias, um herói de descendência portuguesa que dedicou a sua vida em defesa da soberania nacional brasileira. A equipe do 53º Batalhão de Infantaria de Selva preparou com cuidado todos os detalhes, e chegou ao fim da programação com a certeza de ter realizado um excelente trabalho. Para o comandante do 53º BIS, coronel Roberto Wanderley Guarino Junior, foi o coroamento do esforço de cada um dos militares, que deram uma autêntica demonstração de brasilidade e patriotismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário