Itaituba: PRF volta a atuar na BR-230 (Transamazônica) mas ainda sem previsão de retorno definitivo
EM OPERAÇÃO REALIZADA PELA PRF NO TRECHO URBANO DA TRANSAMAZÔNICA, OS POLICIAIS
DEPARAM COM UM ACIDENTE. A OPERAÇÃO ESTÁ ACONTECENDO POR SOLICITAÇÃO FEITA PELA CÂMARA MUNICIPAL >>> Quando se fala em acidente, pressupõe-se que não há um culpado, o que não é,
na maioria das vezes, o que acontece em Itaituba. Acidentes podem acontecer por
acaso. Em muitos casos, não é bem assim. Foi o que aconteceu na tarde desta
quinta-feira no trecho urbano da rodovia Transamazônica, com a colisão que
envolveu uma moto e uma caçamba. A moto, conduzida por Nélio Lemos Soares, de
40 anos, trafegava pela rodovia em sentido aeroporto-centro, quando o piloto
deparou com a caçamba que saía do bairro São Francisco e avançou pela rodovia.
A caçamba era conduzida por Pedro Guedes Oliveira, de 58 anos. Policiais
rodoviários federais compareceram ao local para tomar providências sobre o
caso, oportunamente quando estão realizando operações rotineiras em Itaituba,
por determinação do alto comando da PRF.
O trecho urbano da rodovia Transamazônica é considerada a via de maior risco
de acidentes em Itaituba. O número de ocorrências alcança a expressiva média de
oito a dez por semana, com números variáveis de acidentes com vítimas fatais. A
situação começou a fugir do controle das autoridades a partir de 2012, com a
desativação do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que já funcionava
precariamente em instalações improvisadas na margem da rodovia, em frente à 15ª
Rua. Os índices de acidentes graves foram aumentando gradativamente, já que não
havia mais fiscalização. Em poucas vezes, a presença de viaturas do Detran,
Comtri ou Polícia Militar, inibiam as irregularidades, mas de forma bastante
sensível. O trecho é de uma rodovia federal e não é competência do Estado nem
do município, mesmo que, por diversas vezes, requerimentos e mais requerimentos
apresentados na Câmara Municipal, solicitavam que essa responsabilidade fosse
repassada para o município ou para o Estado, mas sem resposta. O número de
mortes no trecho só aumentou nos últimos anos, por conta das incontáveis
irregularidades observadas na rodovia. São menores ao volante, condutores não
habilitados, veículos irregulares e com licenciamento vencido; alta velocidade,
consumo excessivo de bebida alcoólica. Já na quarta-feira passada, aconteceu o
que aparenta ser uma boa notícia para Itaituba. Um grupo de quatro policiais
rodoviários federais se posicionou em uma barreira montada no Km 04 da rodovia
Transamazônica e passou a abordar carros e motos que passavam, em uma operação
que aconteceu de surpresa. Segundo o chefe do grupo, essa ação teria sido por
decisão da Superintendência da PRF no Pará, em atendimento a uma solicitação
feita pela Câmara Municipal de Itaituba, segundo informou o policial rodoviário Edioberto Sá, da 5ª DPRF, de Santarém.
E o próprio policial afirmou que a situação é crítica, e que a Polícia
Rodoviária Federal pretende realizar operações semelhantes sempre que possível
para o órgão. Se, pelo menos, tivéssemos a informação de que operações assim
aconteceriam sempre que houvesse necessidade, a boa notícia estaria completa,
até porque necessidade existe a todo instante.
Mauro Torres
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